NUTRIR FUNCIONAL - DIETA SEM AÇUCAR
 
AÇÚCAR MASCAVO, DEMERARA, CRISTAL, REFINADO, DE CONFEITEIRO e MEL
 
AÇÚCAR MASCAVO
Obtido da primeira extração da cana-de-açúcar, é composto principalmente de sacarose, além de cálcio, fósforo e ferro, provenientes da cana-de-açúcar.
AÇÚCAR DEMERARA
É o açúcar mais artesanal, retirado diretamente do melado da cana. Como não é lavado e não passa por qualquer outro processo de purificação, sua cor é escura e seus cristais, levemente úmidos.
AÇÚCAR CRISTAL
Variedade formada por cristais, que variam em tamanho. Sua obtenção dá-se diretamente do demerara, após um processo químico de sulfitação do caldo, lavagem com água potável e remoção do mel que envolve os cristais.
 

AÇÚCAR REFINADO

É o mesmo que o açúcar cristal, porém, mais finamente triturado e branqueado. É processado a partir do melado de cana ou do açúcar mascavo. O produto, que inicialmente é marrom, recebe adição de gás sulfídrico e outras substâncias químicas para ficar claro. Neste processo, o açúcar refinado perde vitaminas e sais minerais.
 
AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
Açúcar muito fino, com tendência para absorver umidade e empedrar. Por esse motivo, costuma ser misturado com uma pequena parcela de amido, o que impede que as partículas de sacarose se aglomerem e formem pedras.
 

MEL

Alimento geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colméias para servir-lhes de alimento durante o inverno. É rico em minerais (cálcio, ferro, magnésio, cobre), vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E, além de possuir quantidade considerável de antioxidantes (flavonóides e ácidos fenólicos). Os vários tipos de mel variam em função das plantas de onde é extraído o néctar e, também, de acordo com a localização geográfica dessas plantas e os tipos das abelhas produtoras. Por esta razão, o mel pode apresentar consistências e cores diferentes. Recomenda-se a utilização de mel com cor escura e seu aquecimento não é aconselhado, pois durante este processo o mel perde constituintes.
 
 
IMPRIMIR